Sítio Histórico de Olinda: patrimônio artístico nacional

olinda sitio histórico

Vizinho à cidade do Recife, capital do Estado de Pernambuco, o centro histórico de Olinda remete ao início da colonização portuguesa no Brasil, no século XVI. O seu conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1968.

Após a invasão holandesa, o processo de desenvolvimento do sítio parou no tempo, por isso não recebeu grandes mudanças em sua arquitetura, o que tornou possível que seus casarões chegassem aos dias de hoje. Olinda é o encontro do passado com o presente por suas ruas, arquiteturas e ladeiras. Para caminhar por lá é necessário ter disposição para descer e subir estas ladeiras, afinal, elas foram construída em um terreno extremamente irregular.

Ao chegar ao topo do centro histórico, depois de uma subida simpática pela Ladeira da Misericórdia (dizem que o nome dela é este por causa do espanto que todos faziam ao vê-la lá de baixo), você pode encontrar a Praça da Sé, onde os turistas tiram a tão famosa fotografia que mostra Olinda e Recife de um mesmo ângulo. Uma linda paisagem para levar de lembrança!

No alto de Olinda, também acontece uma feira de artesanato bem legal, onde a população local expõe trabalhos de artistas locais. São objetos feitos de barro, pinturas que fazem um olhar nativo sobre a cidade, frases engraçadas em quadros, peças de roupa feitas à mão, entre outros itens. Além de artesanato, lá você encontra também a famosa tapioca, que são feitas na hora e recheadas de acordo com o gosto de cada cliente. Há várias opções entre sabores doces e salgados.

Ainda em janeiro, semanas antes do carnaval, acontecem prévias dessa festa aos domingos em Olinda. Sempre no fim da tarde saem pelas ruelas do sítio histórico alguns bonecos gigantes e bandas que tocam o frevo e o maracatu, acompanhados por dançarinos que, freneticamente, se movem ao som dos ritmos durante todo o cortejo ruas. As ruas, já tão belamente coloridas pelos casarões, adquirem ainda mais cores, e a trilha sonora completa a festa de quem acompanha de pertinho a festa.

Andando por lá você ainda encontrará os seguintes pontos turísticos: a Catedral de Olinda, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, o Mosteiro de São Bento, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Convento de São Francisco.

Reserve já a sua ida para o Sítio Histórico de Olinda com a Recife Transfer!

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

    Serviços especiais em Recife

    • Assistência bilíngue

      Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
    • Transporte Executivo

      Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
    • Carros para Casamento

      Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

    Siga-nos no Facebook

    Alguns de nossos parceiros