Igrejas de Olinda

Igreja do Carmo

O templo mais antigo da Ordem das Carmelitas no Brasil. Após a invasão dos holandeses, em 1720 foi reconstruído pelos portugueses.

Na frente da igreja há um monumento do terceiro cruzeiro. A construção foi inspirada no estilo barroco. O seu interior é formado por belas cadeiras, quadros pintados a óleo, um altar com três ninhos com a imagem de Nossa Senhora do Carmo e altares laterais.

Localização: Praça do Carmo, s/n – Carmo.
Fone: (81) 3429. 2892
Visitação: todos os dias, das 9h às 17h.

 

Igreja de São Salvador do Mundo (Igreja da Sé)

A igreja serviu como templo, na época da invasão dos holandeses. Assim, como outras igrejas da cidade de Olinda, foi incendiada pelos holandeses e foi reconstruída em 1669.

Ao longo dos anos sofreu várias restaurações, sendo a mais recente em 1983. No local está o túmulo do arcebispo Dom Heldér Câmara.

Sua construção segue traços do estilo colonial da era renascentista e barroco. Sua fachada é formada por três portas, duas torres sineiras laterais e acima da porta central (única parte original da igreja), um óculo. Na parte interior há duas capelas laterais e quadros pintados a óleo.

Localização: Alto da Sé, s/n.
Fone: (81) 3271.4270
Visitação: todos os dias, das 9h às 17h.

 

Igreja de Nossa Senhora do Amparo​

Construída em 1613 está localizada no Largo do Amparo. No ano de 1631, a igreja é parcialmente incendiada pelos holandeses, vindo a ser reconstruída em 1644.

A igreja possui uma estrutura diferente das demais igrejas da cidade de Olinda por conter mais altares laterais que possuem dividas talhas douradas. No interior da igreja há apenas um corredor lateral, imagens barrocas de valor cultural e, após uma restauração em 1992, foram encontrados azulejos seiscentistas de origem portuguesa.

Localização: Rua do Amparo, s/n – Amparo.
Fone: (81) 3429-7339 ou 3305-1045
Visitação: no horário da Missa.
Missa: domingo, às 10h.

 

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe​

A mais antiga igreja dedica à padroeira do México, Nossa Senhora de Guadalupe. De acordo com fatos históricos, a preferência pela devoção a padroeira espanhola está relacionado ao fato de Portugal fazer parte do governo espanhol na época da construção da igreja.

Construída entre os anos de 1626 e 1629, abriga até hoje, a Irmandade de Nossa Senhora de Guadalupe.  Formada por uma torre com sino, fachada simples, três portas de acesso à parte principal, com seis varandas e um púlpito com grade de ferro, e duas portas que dão acesso à sacristia.  O altar é feito de madeira talhada, no centro do altar há um quadro do México e no seu teto uma imagem pintada da padroeira.

Localização: Praça Miguel Canuto, s/n – Guadalupe
Fone: (81) 3429.1914
Visitação: de terça a sexta-feira, das 14h às 17h.
Missas: na quarta-feira, às 19h30; no domingo, de 7h30 e de 19h30; a primeira sexta-feira do mês, às 19h30 e o segundo sábado do mês, às 21h.

 

Igreja da Misericórdia

Sua construção foi ordenada pela Coroa Portuguesa em 1540. No ano de 1630, a igreja foi roubada e em 1931 foi incendiada pelos holandeses. Em 1654 a igreja foi restaurada e sua irmandade reconstruída.

A Igreja, comparada as demais igrejas de Olinda, é um pequeno templo. Sua fachada conserva traços primitivos barrocos e traços da renascença portuguesa.  O púlpito com talhas douradas contém medalhas da Casa D’Àustria. Em seus forros há painéis pintados com imagem da Nossa Senhora da Misericórdia. As construções ao redor da igreja foram demolidas, e em seu lugar foi construído um colégio de freiras, formado pelas Monjas da Ordem Beneditina.

Localização: Rua Bispo Coutinho, s/n, Alta da Sé
Fone: (81) 3494.9100

 

Convento de São Francisco / Igreja de Nossa Senhora das Neves

Construído em 1585, o Convento foi o primeiro local franciscano no Brasil, projetado pelo Frei Francisco dos Santos.

A sua estrutura é formada pela Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, a sacristia, o claustro e um enorme cruzeiro trabalhado com pedras retiradas dos arrecifes. As construções são destacadas pelo trabalho em talhas de madeira e painéis emoldurados por vigas no teto, com pinturas do século XVIII. A Igreja de Nossa Senhora das Neves possui vestígios e elementos da arquitetura que não foram muito utilizados na região, como a arcada e a galilé. Em 1831, foi instalada no local a primeira biblioteca pública de Pernambuco.

Localização: Rua de São Francisco, 280 – Carmo
Fone: (81) 3429.0517 ou 3493.0313
Visitação: todos os dias, de 9h às 12h e das 14h às 17h.
Missas: terça-feira, às 19h, sábado, às 17h, e domingo, às 8h.

 

Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição

Construído no século XVI. Foi reconstruída após a Restauração Pernambucana por Fernandes Vieira.

Sua fachada é composta por diversas janelas e possui três arcadas na entrada. No seu interior o teto é composto por pinturas da Virgem Maria e diversos medalhões, um lavabo de pedra portuguesa e uma imagem da padroeira pintada em ouro e em policromia no estilo barroco.

Localização: Rua Bispo Coutinho, s/n, Largo da Misericórdia – Carmo.
Fone: (81) 3429.3108
Missas: todos os dias, a partir das 8h.

 

Igreja de Nossa Senhora da Boa Graça 

A Igreja foi construída em 1807. É a igreja mais antiga em devoção a Nossa Senhora da Boa Graça, no Brasil.  Formada por uma fachada simples, possui somente uma porta inferior e duas janelas ao redor de um óculo na parte superior. A fachada principal da igreja possui volutas, e na parte superior possui uma cruz de alvenaria.

Localização: Rua da Boa Hora, s/n – Amparo.

 

Igreja de Nossa Senhora do Desterro e Convento de Santa Terez

Construída após a vitória na Batalha dos Montes das Tabocas, no século XVII. Com a chegada das Irmãs Carmelitas Descalças foi construído o Convento de Santa Tereza.

A Igreja de Nossa Senhora do Desterro possui em sua fachada uma parte com pedras com imagens de Santa Tereza, seus altares são formados por talhas douradas, com raras imagens de santeiros pernambucanos, dos séculos XVI e XVII. A construção da igreja lembra elementos da arquitetura do estilo barroco.

Localização: Avenida Olinda, 570 – Santa Tereza.
Fone: (81) 3429.3686
Visitação: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h.
Missa: domingo, às 8h.

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Fundada pela Irmandade de Rosário dos Homens Pretos, na segunda metade do século XVII, foi a primeira igreja em Pernambuco a congregar negros escravos. Normalmente, eram realizadas festas, chamadas de congo, com o intuito de lembrar as festas religiosas africanas.

A igreja é formada por três arcadas e três janelas, com janelas laterais e uma torre com janelas sineiras. Sua fachada simples é comporta por um frontão com detalhes em forma de corais.

Em atuais escavações foi encontro um nicho do século XVII e mais dois altares laterais.

Localização: Largo do Bonsucesso, 45 – Bonsucesso.
Fone: (81) 3439.2495
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 17h.
Missas: sábado, às 18h30.

 

Igreja de Santa Cruz dos Milagres

De acordo com as histórias contadas, na região onde é localizada a igreja, houve uma grande seca e um boi pastando por essa região encontrou água. As pessoas acreditando em um milagre construíram uma cacimba que ajudou no abastecimento de água de toda a região. Até hoje, a cacimba continua vertendo água.

Uma das igrejas mais simples de Olinda é composta por uma única entrada, dois altares laterais com imagens de Nossa Senhora dos Milagres. Na parte interior, no altar, encontra-se a imagem de Nossa Senhora das Dores e outros santos.

Localização: Praça dos Milagres, s/n
Fone: (81) 3439.0406 ou 3432.7173
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, mediante solicitação a zeladora que mora ao lado da igreja.
Missa: sábado, às 15h.

 

Igreja de São João Batista dos Militares

Construída na metade do século XVI. Uma das igrejas mais antigas do Brasil abrigou os beneditinos no ano de 1592.

A igreja possui uma parte interior simples, com uma única nave, uma capela principal e um coro, a sua simplicidade é inspirada nas igrejas coloniais. Sua fachada, também simples é formada por uma torre e um brasão acima da porta principal.

Localização: Avenida da Saudade, s/n – Amparo
Fone: (81) 3429.9349

 

Igreja de São Pedro Apóstolo

A igreja foi construída no século XVIII, após a Restauração Pernambucana.

Sua estrutura é simples, na parte interior é formada por uma única nave, dois altares laterais e há imagens de Cristo Crucificado e Nossa Senhora da Conceição. No altar há uma imagem de Cristo com um cálice e anjos da guarda ao redor. A fachada é composta por uma escada que dá acesso a porta principal e duas janelas em volta de um brasão que simboliza São Pedro.

Localização: Praça Conselheiro João Alfredo, s/n – Carmo.
Fone: (81) 3429.3156
Visitação: quinta-feira, das 9h às 12h.

 

Mosteiro de São Bento

Segundo mosteiro beneditino do Brasil, a primeira Escola de Direito do Brasil durante 24 anos.

A fachada é composta por uma porta principal simples, acima da porta há um óculo central rodeado de janelas, na parte superior encontra-se frontão e no centro um brasão da Ordem Beneditina. No interior há púlpitos ricamente trabalhados e colunas cercads por altares. A sacristia é uma das mais ricas das igrejas da cidade, composta por talhas douradas e espelhos de cristais.

Localização: Rua de São Bento, s/n – Varadouro.
Fone: (81) 3429. 3288
Visitação: todos os dias, das 9h às 11h45 e das 14h às 17h.
Missas: todos os dias, de 6h30; domingo, canto gregoriano às 10h.

 

Igreja de São Sebastião

Construída em 1686 em agradecimento a São Sebastião, pelo final da epidemia de cólera que atingiu a cidade de Olinda.

Com uma fachada inspirada no estilo colonial de Portugal, a igreja é composta por uma porta central e duas janelas, na parte mais alta, com grades de ferro. Na parte lateral, há apenas uma única torre. No altar repousa uma belíssima imagem de São Sebastião trazida de Portugal, no século XVIII.

Localização: Rua XV de Novembro, s/n – Varadouro.
Visitação: sábado, das 15h às 18h.
Missas: sábado, às 17h.

 

Igreja do Bom Jesus do Bonfim

O templo foi construído por um morador da cidade de Olinda, no ano de 1758. O nome da igreja é devido o local da construção, pois antes havia um ninho destinado ao Senhor Bom Jesus do Bonfim. A igreja foi reedificada nos anos de 1801 e 1919. No seu interior há a imagem do padroeiro, e várias imagens sacras.

Localização: Travessa do Bonfim, s/n – Carmo.
Visitação: segunda-feira, das 15h às 18h; terça-feira, das 6h às 9h e das 15h às 18h; e domingo, das 7h às 11h.
Missas: segunda-feira, às 16h; terça-feira, às 8h e 16h; e domingo, às 8h30.

 

Igreja e Mosteiro de Nossa Senhora do Monte

A mais antiga igreja de Olinda, construída em 1535. A primeira igreja de Olinda a ser dedicada a Nossa Senhora.

Sua construção é rústica e simples, possui apenas um altar com a imagem de Nossa Senhora na parte superior. A igreja é rodeada por um pequeno muro, sua fachada é composta por uma torre baixa e janelas pequenas.

Localização: Praça de Nossa Senhora do Monte, s/n.
Fone: (81) 3429. 0317
Visitação: todos os dias, das 9h às 11h, e das 14h30 às 17h.
Missas: de segunda-feira a sábado, de 6h30; e no domingo, de 7h30.

 

Seminário de Olinda – Igreja de Nossa Senhora da Graça

Construída em 1535 foi fundada por Duarte Coelho como oferecimento aos religiosos de Santo Agostinho que acabaram não chegando ao Brasil. No início do século XIX, o bispo D. Azeredo Coutinho transformou a construção em Seminário.

A igreja está localizada no ponto mais alto da cidade de Olinda. Sua construção foi inspirada na Igreja de São Bento, em Portugal. Os traços do modelo clássico do estilo da arquitetura jesuítica foram preservados.  A igreja possui fachada simples composta por apenas uma porta central, um óculo e uma cruz no topo.

Localização: Rua Bispo Coutinho, s/n – Alto da Sé.
Fone: (81) 3429.0627
Visitação: todos os dias, das 9h às 11h45 e das 14h às 17h.
Missas: de segunda-feira a sábado, às 7h.

Passos

Pequenas capelas de alvenaria que foram construídas entre os séculos XVIII e XIX. Abrem na época de Quaresma para a Procissão dos Passos.

Entre as mais conhecidas procissões estão: Passo da Sé, Passo do Amparo e Passo do Senhor apresentado ao povo.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros