Museu dos Bonecos Gigantes de Olinda

museo-bonecos-olinda

Com inspiração nos bonecos gigantes europeus, em 1919 surgiu o primeiro boneco gigante, chamado de Zé Pereira confeccionado com madeira e papel machê, na cidade de Belém do São Francisco, no sertão de Pernambuco.  Em 1929 foi criada a companheira do boneco Zé Pereira, a boneca Vitalina.

Em 1932, a tradição dos bonecos gigantes foi levada para a cidade de Olinda. O primeiro boneco criado foi o Homem da Meia Noite, que futuramente viria a se torna o principal boneco do desfile. Em 1937 foi criada a Mulher do Meio Dia.  Em 1974, foi criado o Menino da Tarde, criado pelo artista plástico Sílvio Botelho, o artista foi o responsável por popularizar os bonecos, criado o Encontro de Bonecos Gigantes.

Vários artistas criavam seus próprios personagens e na terça de carnaval havia o encontro de todos os bonecos nas ladeiras de Olinda.

Em 2008, o empresário Leandro Costa, montou uma equipe formada por: Antônio Bernardo (Escultor), Aluísio de Nazaré da Mata e a estilista Sineide Castro. Uma nova geração de bonecos gigantes foi confeccionada, entre eles artistas e figuras históricas, como: Maurício de Nassau, Ariano Suassuna, Lampião, Michael Jackson, Nelson Mandela, Presidente Lula, Dominguinhos, Alceu Valença, Chico Science, Nóbrega, Elba Ramalho, Pelé, Chacrinha, entre outros.

A nova geração dos bonecos impressionou a todos pelo realismo das expressões faciais e figurinos, cada um com quase 4 metros de altura.

Atualmente os bonecos gigantes estão disponíveis para visitação na Embaixada dos Bonecos Gigantes, localizada na Rua do Bom Jesus no bairro do Recife Antigo. A visita pode ser monitorada onde o guia explica a origem dos bonecos e o processo de confecção.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros