Olinda

igreja-da-se

Em 1535, o fidalgo português Duarte Coelho tomou posse da Capitania de Pernambuco, em uma feitoria entre Pernambuco e Itamaracá. Posteriormente, Coelho seguiu para o sul e encontrou uma aldeia chamada Marim, localizada em local estratégico no alto de colinas, com a instalação do seu povoado na aldeia foi originada Olinda.

A aldeia era protegida pelas colinas, com água abundante, terras férteis e possuía porto natural formado por arrecifes. Em 1537, com o desenvolvimento do povoado a aldeia foi elevada à categoria de vila. Duarte Coelho foi o responsável pelo ótimo desenvolvimento das terras e fundou o primeiro engenho de açúcar. Coelho também deu origem ao nome da vila, quando disse: “Ó linda situação para se construir uma vila”, assim a vila passou a ser chamada de Olinda.

Olinda tornou-se um dos principais centros comerciais da colônia. No século XVI, começou a mostrar traçados urbanos, com a construção de ruas e a chegada das primeiras ordens religiosas.

Em 1631, após invadir Olinda, os holandeses incendeiam a vila. Com a Restauração Pernambucana em 1657, os holandeses são expulsos e inicia a reconstrução de Olinda.

Em 1676, obtêm o título de cidade. Olinda cresce baseada no crescimento da cidade do Recife.   No século XIX, além de ser visitada em épocas de verão, Olinda passa a servir de moradia, e as casas sofrem um reforma, dado espaço para fachadas modernas, levando Olinda a uma transformação urbana. No século XX, o trem é substituído pelos bondes elétricos.

Foi declarada, em 1982, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Atualmente a cidade de Olinda é um dos mais importantes centros culturais do Brasil. Conhecida pela sua história e seu carnaval, também são símbolos culturais da cidade a comida típica tapioca, o farol e suas igrejas.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros