Morro dos Guararapes

morro-dos-guararapes

Atual município da cidade de Jaboatão dos Guararapes, o Morro dos Guararapes fica ao sul da cidade do Recife, no estado de Pernambuco e está localizado no Parque Histórico dos Guararapes.

O Morro dos Guararapes foi palco de dois grandes confrontos ocorridos nos anos de 1948 e 1949, conhecidos como “A Batalha dos Guararapes”.

Os confrontos da Batalha dos Guararapes foram travados entre tropas do exército holandês e defensores do Império Português. Os confrontos vencidos pelos portugueses, foram destacados como episódios decisivos na Insurreição Pernambucana, que resultou no término das Invasões holandesas do Brasil, no século XVII.

Grandes homens estavam presentes e até hoje são lembrados, como heróis, por seus importantes papéis na Batalha dos Guararapes.

Francisco Barreto de Menezes, militar português, foi enviado pelo governo de Portugal para comandar as tropas nos confrontos contra os holandeses. Promovido a Mestre-de-campo Geral, comandou mais de 25 mil homens. Foi o primeiro Governador e Capitão-General de Pernambuco.

João Fernandes Vieira, português e senhor de engenho, um dos principais líderes da Batalha dos Guararapes. Entrou em contato com os outros líderes para dá início aos confrontos. Por suas ações foi eleito Chefe Supremo da Revolução e Governador da Guerra da Liberdade e da Restauração de Pernambuco.

Henrique Dias, filho de escravos africanos libertos, foi mestre-de-campo e cavaleiro na Ordem de Cristo. Dias participou da Batalha como voluntário, recrutou vários africanos, e comandou o Terço de Homens Pretos e Mulatos do Exército Patriota. Um dos poucos heróis negros no Brasil.

Antônio Filipe Camarão, nome indígena Potiguaçu. Índio brasileiro que comandou como voluntário, os indígenas nos confrontos da Batalha. Recebeu o título de Capitão-Mor dos índios do Brasil.

André Vidal de Negreiros, militar paraibano, um dos principais líderes na Batalha dos Guararapes. Foi o responsável em levar a notícia da expulsão dos holandeses para o rei D.João IV. Foi nomeado Governador e Capitão-Geral da Capitania do Maranhão, e depois, de Pernambuco.

Os nomes dos líderes da Batalha são encontrados no Livro de Heróis da Pátria, conhecido também como “Livro de Aço”, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

No Morro dos Guararapes encontra-se a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, datada do século XVII, cenário de fé da Batalha dos Guararapes.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros