Forte das Cinco Pontas

forte-das-5-pontas

O Forte fica situado na Ilha de Antônio Vaz no Centro do Recife, atualmente formada pelos bairros recifenses: São José, Santo Antônio, Coque e Cabanga.

No século XVII, a ilha era formada por um convento, algumas casas e armazéns. Quando invadida pelos holandeses, a Ilha de Antônio Vaz passou a ser sede para as conquistas holandesas, e o convento foi transformado em um forte. Concentrando grande parte da população holandesa na Ilha e na cidade do Recife, houve um desenvolvimento nas principais atividades rurais desses locais.

O Forte, antes conhecido como Forte Ernesto, era usado como proteção pelos moradores holandeses, mas não era suficiente. Então foram construídas paladiças e redutos em torno da ilha.

A Ilha de Antônio Vaz possuía dois motivos importantes para os holandeses a protegerem, além de proporcionar ótimas condições para defesa de ataques dos inimigos, a Ilha era garantia de abastecimento de água para o exército. Assim, para garantir proteção e água, o Forte foi construído em 1630 pelos holandeses, e foi chamado inicialmente de Forte Frederico Henrique, homenagem ao príncipe de Orange Frederick Hendrick.

Após alguns combates, foi por volta de 1654 na Restauração Pernambucana, os luso-brasileiros conseguiram dominar o Forte e expulsaram os holandeses.

O então Forte Frederico Henrique ficou conhecido por Forte das Cinco Pontas, por possuir a forma de pentágono com cinco bastiões. Após a Restauração, o Forte foi reconstruído pelo engenheiro Francisco Correia Pinto, em forma de quadrado com 4 baluartes. O Forte das Cinco Pontas foi transformado em quartel e prisão.

Atualmente, abriga o Museu da Cidade do Recife e o Teatro do Forte. Dentro do Forte, na Capela de São Tiago, há um monumento em homenagem a Frei Caneca.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros