Secretaria de Turismo de PE cria o Passaporte Pernambuco
Com o objetivo de incentivar o turismo em PE e os locais do estado, a Secretaria de Turismo de Pernambuco criou o Passaporte Pernambuco.
O passaporte é bem parecido com um documento real, porém não tem valor oficial, servindo apenas como um registro e recordação dos locais de passagem durante uma viagem.
É possível receber um carimbo colorido pelos locais visitados, e eles podem ser encontrados em pontos turísticos, hotéis, restaurantes, centros de atendimento ao turista (CATs) e equipamentos que são voltados a receber visitantes.
O Passaporte Pernambuco pode ser adquirido de forma gratuita. Inicialmente, em novembro, foram entregues nos CATs localizados na Região Metropolitana do Recife. Depois foram enviados para o interior.
Em cidades onde não tem um CATs, é possível adquirir em pontos turísticos e hotéis.
Quem está vindo de fora do estado, podem conseguir em agências de turismo que fazem a comercialização do destino, como estabelecimentos de estados nordestinos: Piauí, Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte.
Segundo Milu Megale, diretora de Marketing da Empetur, o passaporte pode despertar a vontade do público de visitar o estado e mais locais turísticos para conseguir carimbos, como também despertar mais vontades de agentes de turismo em vender o destino. O material está sendo entregue para várias agências.
Outra iniciativa pioneira e parecida já existe no país, no Sudeste do Brasil. Ao percorrer todo um caminho da rota da Estrada Real, que conta com mais de .630 quilômetros de extensão e passa por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a pessoa pode obter um carimbo por cidade e um certificado digital.