Recife passa a disponibilizar a vacina contra febre amarela
Transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, a febre amarela pode causar febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Em casos mais graves da doença, podem aparecer problemas cardíacos, doenças hepáticas e renais.
A partir do dia 02 de março de 2020, a vacina contra a febre amarela passa a ser disponibilizada pelo Recife, em vários pontos da cidade.
Antes, a vacinação só era feita em pessoas que iriam viajar para áreas que são consideradas de risco.
Segundo Jailson Correia, secretário Municipal da Saúde do Recife, a cidade não tem registro histórico de febre amarela, mas a doença tem causado vários danos à saúde de muitas pessoas no Brasil.
Nos últimos anos, o número de mortes causadas pela doença aumentou no país, e a disponibilização da vacina no Recife é uma decisão acertada para impedir o aparecimento de novos casos.
No total, a vacina contra a febre amarela está disponível em 16 unidades de saúde. Todas estão presentes no portal da Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife, no www.recife.pe.gov.
A vacinação não é indicada para mulheres grávidas ou que estão no período de amamentação, pessoas que estão em tratamento contra o câncer fazendo radioterapia e quimioterapia, e pessoas portadoras de doenças auto-imunes.
Para pessoas acima dos 60 anos, é importante analisar a necessidade e a vantagem da vacina junto com o médico.