Recife ganha escultura em homenagem a Reginaldo Rossi
Uma estátua em homenagem a Reginaldo Rossi, famoso cantor e compositor, foi colocada no Recife no início do mês de fevereiro.
Reginaldo Rossi faleceu em 2013, aos 69 anos, com câncer de pulmão.
A escultura está localizada no Pátio de Santa Cruz, no bairro da Boa Vista, no Centro da capital de Pernambuco. Mostra o famoso Rei do Brega, como era chamado e conhecido, sentado em uma mesa, com uma rosa, microfone, cerveja, bandeja de copos e um pedaço de papel.
A obra foi idealizada e criada pelo escultor e arquiteto Demétrio Albuquerque, de 59 anos. Demétrio também é o responsável pela criação do monumento Tortura Nunca Mais, localizado na Rua da Aurora, e pelas estátuas dos poetas do Circuito da Poesia, espalhadas em vários pontos do Recife.
A inspiração para montar a estátua foi a música Garçom”. Segundo o artista, a música passava uma ideia de interatividade, de uma conversa dele com outra pessoa.
Um mural com várias fotos das fazes da vida do cantor Reginaldo Rossi ajudaram o escultor a chegar na versão final da escultura.
No total, foram necessários quase dois meses de trabalho no ateliê, localizado em Olinda. O processo de montagem é feito inicialmente com argila, uma base que serviu para fazer a forma de gesso que depois foi preenchida com concreto.
Para o trabalho foram necessárias seis mãos. Após a retirada de cada pedaço do gesso, foi revelada uma obra com quase meia tonelada de concreto e arte.