Recife é eleita a melhor cidade das regiões Nordeste e Norte em inovação e tecnologia
Recife foi apontada como a melhor cidade das regiões Norte e Nordeste na nova edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Com o Porto Digital, Recife detém um dos principais ecossistemas de Tecnologia e Inovação da América Latina. Também conta com um grande parque de educação profissional e de Ensino Superior.
Na última edição, o município avançou 45 posições em relação ao levantamento passado, deixando Recife na 55ª colocação geral entre os mais de 400 municípios avaliados.
A título de comparação, Fortaleza (CE) e Salvador (BA), importantes capitais do Nordeste, aparecem, respectivamente, nas 126ª e 193ª posições.
Entre as capitais brasileiras, a colocação foi na 7ª posição, sendo a primeira fora do eixo Sul-Sudeste.
Já para o indicador de formação de Capital Humano, o Recife foi a segunda do Brasil. Vitória (ES) ficou em primeiro lugar.
Segundo a avaliação da CLP, a melhora do Recife no recorte de Capital Humano se deve a sua expressiva melhoria nas taxas bruta de matrícula no ensino profissionalizante e técnico, da taxa bruta de matrícula no sistema de ensino superior e na qualificação de trabalhadores em empregos formais.
Além de Recife e de Vitória, neste indicador, também integram o top 5 as cidades de Florianópolis (SC), Seropédica (RJ) e São Cristóvão (SE).
O Reconhecimento da capital de Pernambuco acontece logo uma semana depois de Recife ser incluída entre os 156 melhores destinos do mundo para atrair investimentos, segundo a consultoria internacional Kearney.
O relatório “Melhores Cidades para Fazer Negócios”, da Urban Systems, também destacou o Recife listando a cidade como a 13ª melhor cidade do Brasil e a melhor do Nordeste no setor de Serviços.