Praia e Pontal de Maracaípe
A praia de Maracaípe também é queridinha dos visitantes. O site Trip Advisor classifica, a partir dos comentários e recomendações de turistas, o lugar como o quarto mais importante e indispensável para conhecer em Porto de Galinhas.
As águas claras e quentes são formadas pela foz do rio que dá nome à praia, o rio Maracaípe. Uma opção do entorno da faixa de areia são os manguezais que se formam ali. Você pode aproveitar para conhecer Maracaípe de jangada, lancha ou caiaque – os transportes são alugados na praia. Você pode procurar as empresas Ganesh Mergulhos e Aicá Diving para mergulhos e barcos e, para passeios de bugue, a Faby Buggy.
Você também pode fazer trilhas e, se o passeio der fome, é só aproveitar as opções de quiosques do lugar e fazer a refeição enquanto contempla o Pontal.
A praia de Maracaípe tem águas claras, mas o que distingue o local são as ondas fortes. Aliás, as ondas são responsáveis pela entrada da praia no roteiro nacional e internacional de surfe. Ocorre nessa praia uma etapa do Circuito Brasileiro de Surfe.
Outros eventos dedicados aos surfistas também acontecem lá durante o ano. Em 2015, por exemplo, os praieiros puderam participar do Circuito Rota do Mar Pro Surf, em julho.
Os turistas têm à mão algumas opções de bares e restaurantes, mas a maioria deles está no Pontal de Maracaípe (não confunda). Também não é permitido andar de bugue na praia, que é um local de estudo e preservação de tartarugas marinhas do Instituto Tamar. Você pode ir para lá com seu veículo, mas é preciso ter cuidado para não atolar o carro na areia.