Pernambuco, Alagoas, Paraíba e RN se unem para promover turismo no Nordeste
Quatro estados do Nordeste, Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte se juntaram para promover o turismo na região.
O propósito da união é aumentar a competitividade dos destinos nos mercados nacional e internacional, gerar renda para os estados, gerar empregos e difundir a apelo cultural e histórico dos locais.
O projeto prevê a promoção conjunta baseada no acervo cultural e histórico de cada estado, divulgação de serviços turísticos, produtos e conectividade com os principais destinos domésticos e internacionais.
Ele foi apresentado no dia 27 de abril pelos secretários de Turismo, Rodrigo Novaes (PE) e Ana Costa (RN), a assessora Especial da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas – Sedetur (AL), Sandra Villanova e a presidente da PBTur, Ruth Avelino (RN), para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
O projeto que vai ser desenvolvido vai ter a implementação pela BBG Brasil e já aponta ênfase em alguns produtos segmentados como Turismo Rural, Cultura, Arte, Ecoturismo, Sol e Mar, Gastronomia e Luxo.
Segundo Rodrigo Novaes, secretário de Turismo de Pernambuco, os quatro estados participantes tem como proposta uma articulação inovadora, com novas estratégias e um importante produto para o turismo no Brasil.
Já o ministro Gilson Machado acredita que ideias assim, “fora da caixa’, são fundamentais para promover o turismo nos tempos atuais e no período pós pandemia.
O projeto que deve criar roteiros pelos quatro estados participantes também deve se beneficiar da tendência de consumo de viagens depois da pandemia. Muitos podem buscar destinos secundários em praias desertas, no interior dos estados, viagens de carro, locais com poucas aglomerações.
A busca pode valorizar a inclusão e valorização da cultura local, além de ter ênfase na sustentabilidade.
A união e o projeto é mais uma tentativa de integrar a região Nordeste em viagens para mais de um destino em estados diferentes.