Olinda vai comemorar o Dia do Maracatu com programação nas ruas e ladeiras

maracatu

Dez grupos de maracatu e mais de 200 batuqueiros devem se encontrar nas ruas e ladeiras de Olinda nesta quinta-feira, 01 de agosto de 2019, para celebrar o Dia do Maracatu em Pernambuco.

A comemoração está marcada para acontecer a partir das 18h, com a concentração de todos os participantes no Largo do Amparo.

A saída dos batuqueiros deve acontecer às 19h, em cortejo até os Quatro Cantos. No local, serão realizadas apresentações com sua nação.

A expectativa para 2019 é boa, e só no ano passado, aproximadamente seis mil pessoas acompanharam a homenagem.

A coordenação do evento é feita pela Associação dos Maracatus (AMO), com apoio da Fundarpe e da Prefeitura Municipal de Olinda, através da Secretaria de Cultura e Patrimônio.

Fazem parte da celebração os grupos Nação Camaleão, Nação Leão Coroado, Nação Tigre, Nação Badia, Nação Luanda, Nação Pernambuco, Nação Maracambuco, Nação Sol Brilhante, Nação Estrela de Olinda e o grupo Várzea do Capibaribe.

O Dia do Maracatu foi criado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), através da Lei 560/1997. O objetivo é de comemorar a resistência do ritmo. A data do Dia do Maracatu foi escolhida com base no nascimento do mestre Luiz França, que comandou o Maracatu Leão Coroadopor por 40 anos. Atualmente o grupo tem 157 anos de existência.

Um Projeto de Lei (PL) está sendo analisado, atualmente, pelo Senado para que a data do Dia do Maracatu se torne nacional.

Segundo a proposta que está no Senado, o maracatu apareceu entre os séculos 17 e 18, tempo que ainda existia escravidão, na região onde hoje é o estado de Pernambuco, principalmente nas partes das cidades de Igarassu, Olinda e Recife e Igarassu.

O maracatu é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros