Instituto Ricardo Brennand

brennand-instituto

Imagem: Marina Guerra/Flickr

O Instituto Ricardo Brennand é uma opção imperdível de passeio para quem vem a Pernambuco para conhecer e passar alguns dias de férias. De fato, o título de melhor museu do Brasil, de acordo com avaliações do TripAdvisor não veio por acaso. O local que conta com mais de 70.000m², é belíssimo e encanta os visitantes com suas exposições em seu castelo, assim como em sua área verde.

Para chegar ao museu, é necessário ir até o bairro da Várzea, um dos maiores do Recife, para o local onde localizava-se o antigo engenho São João, junto a uma reserva da Mata Atlântica. Chegando no local, já possível se maravilhar com a beleza do seu visual.

O local é composto por vários ambientes diferentes: grande área verde, pinacoteca, castelo, jardim de esculturas, capela… Um prato cheio para quem procura por uma atividade diferente.

O Instituto surgiu a partir de uma coleção feita por seu proprietário, o empresário Ricardo Brennand. O acervo foi ficando cada vez maior até que em 2002 foi inaugurado o museu.

Em sua coleção, ganham destaques as armas brancas, que têm seu local de exposição dentro do castelo. São centenas de armaduras, facas, canivetes e espadas que fazem parte do acervo, expostas em grandes painéis e também alguns manequins que, junto ao castelo, dão um ar medieval para os que fazem o passeio. A coleção é tão diversa que tem mais de 3 mil peças!

Esculturas, pinturas, peças em tecido, entre muitas outras manifestações artísticas estão entre a exposição do local. Nas obras artísticas, estão expostas colaborações de artistas como II Canalleto, pintor representante do barroco italiano e G. Dalla Noce. Esculturas feitas por artistas como o escultor italiano Giovanni Maria Benzone também fazem parte do local. Exposições com enfoque no Art Déco e na Art Nouveau, como a que mostra os mobiliários e peças em vidro da citada era artística, também fazem parte do museu.

Vale muito a pena fazer uma visita ao Instituto Ricardo Brennand, se além de apreciar o museu, você deseja ver belas paisagens e conhecer um local muitíssimo agradável.

Endereço: Alameda Antônio Brennand, s/n, Várzea – Recife. Horário de funcionamento: terça a domingo das 13h às 17h.

 

 

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros