Infectologista da Saúde de Olinda informa como limpar as compras durante a pandemia
Os supermercados fazem parte do grupo de estabelecimentos considerados serviços essenciais, e podem funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.
É importante que ao sair de casa para esses locais, as pessoas estejam protegidas com máscara e utilizem álcool gel, mas é importante também pensar na volta para casa.
Ao chegar dos supermercados, é extremamente importante fazer a limpeza correta de todos os produtos e embalagens que chegaram da rua.
Superfícies como plásticos e papel podem servir como meio de contaminação para vírus, já que são superfícies muito manuseadas, devido as exposições de produtos em prateleiras.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o novo vírus (Covid-19) necessita de um hospedeiro para se multiplicar. A transmissão pode acontecer de pessoa para pessoa, de forma direta ou através de objetos e superfícies contaminados.
Gabriel Serrano, infectologista da equipe da Prefeitura de Olinda, deu dicas básicas para realizar a higienização correta dos produtos adquiridos nos supermercados.
Como fazer a limpeza das compras de supermercado em tempos de pandemia
Produtos enlatados podem ser lavados na pia com água e sabão.
Produtos em embalagens plásticas lacradas também podem ser levados com água e sabão.
As sacolas plásticas devem ser lavadas antes de guardar, para sua reutilização.
Embalagens de papel podem ser higienizadas com um pano ou papel toalha molhados com álcool 70%.
Embalagens plásticas, mas que não podem ser colocadas na torneira em água corrente, como algumas embalagens de biscoitos (já que corre o risco de entrar água), podem ser limpas com álcool 70%.
Verduras e frutas devem ser higienizadas antes de serem guardadas na geladeira e fruteiras. A higienização pode ser feita com gotas de hipoclorito de sódio em uma bacia com bastante água. Deixe as frutas e verduras submersas por aproximadamente 10 minutos, depois lave em água corrente.