Fim do lockdown em Recife, Olinda e outros municípios: O que continua valendo
O lockdown, uma quarentena com determinações mais rígidas, não foi prorrogada em Pernambuco. O anúncio do fim das medidas foi feito pelo governo do estado no dia 29 de maio.
As cidades que estavam participando do lockdown no estado eram Recife, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata.
Segundo o governo de Pernambuco, a partir do dia 01 de junho, as cidades devem seguir as mesmas medidas de isolamento ativas para todo o estado.
De acordo com o governador Paulo Câmera, os dados preliminares da ação mostraram uma certa estabilidade na pandemia, nas cidades que participaram, portanto o lockdown não será prorrogado.
As cinco cidades que participaram das regras de isolamento mais rígidas foram escolhidas devido os altos números de casos do coronavírus no estado. Aproximadamente 68% das mortes por Covid-19 em Pernambuco e 75% dos casos confirmados estão nos municípios citados.
O que não será mais necessário:
- Rodízio de carros e restrições de veículos
- Fim dos pontos de bloqueios e fiscalização
- Não será mais necessário andar com declarações do serviço ou trabalho de atividades essenciais
O que continua valendo em Pernambuco:
- A recomendação do isolamento social
- Recomendação de distanciamento
- A recomendação de não sair de casa sem necessidade
- Uso de máscara obrigatório em todo o estado
- Proibição de aglomerações de mais de 10 pessoas no mesmo local. Exceto em atividades essenciais e seguindo todas as normas sanitárias
- Fechamento de praias, escolas, parques, comercio não essencial, restaurantes, calçadões, academias de ginástica, shoppings, salões de beleza, cinemas, clubes sociais, barbearias, centros culturais e outros locais de atividade não essencial
- Bares e restaurantes só podem funcionar com delivery ou ponto de coleta