Espaços públicos do Recife recebem pontos de higienização
Espaços públicos e bastante movimentados do Recife recebem pontos de higienização com pias e sabão, como forma de contribuir com a prevenção ao coronavírus.
A ação, chamada de “Lava Mão” foi realizada pela Prefeitura do Recife través da Secretaria Executiva de Inovação Urbana do Recife, Fab Lab Recife, ConcrEpoxi Artefatos,Grupo Asa – Sabão Bem-te-vi, Emlurb, Tigre e Compesa.
O Mercado de São José, área central da cidade foi um dos pontos a receber o projeto, que se dá através da instalação de uma pia pública para as pessoas que circularem pelo local.
Outro local que vai receber a instalação é a praça do Derby, também na área central do Recife.
Com o aumento do número de pessoas circulando nas ruas, o projeto pretende auxiliar na fase posterior ao isolamento social e no plano de convivência com a Covid-19.
Além de manter um distanciamento de pessoas e praticar o isolamento social, quando possível, fazer o uso de máscaras e higienizar bem as mãos é a melhor forma de prevenir a disseminação do coronavírus.
A estrutura das pias que fazem parte do projeto são pré-moldadas em blocos de concreto da ConcrEpoxi Artefatos. A instalação hidráulica é simples e já embutida na estrutura. A água sai em diferentes alturas, para permitir uma melhor acessibilidade.
Próximo das pias, o público também encontra uma placa fixa com instruções sobre a forma correta de higienizar as mãos, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo o Secretário Executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, um dos legados que a pandemia vai deixar na população mundial certamente é o hábito de lavar as mãos corretamente, e a instalação das pias públicas em locais de grande circulação também contam com um papel pedagógico muito importante.
Já para Edgar Andrade, CEO da Fab Lab Recife, é necessário pensar em intervenções urbanas para o hoje, mas que também apresentem um impacto mais duradouro.