Dia do Nordestino: Lugares para visitar e conhecer mais do Nordeste

dia do nordestino nordeste

Conhecido nacionalmente por sua rica cultura, músicas, artesanatos, danças, festas, costumes, tradições, praias e belezas naturais, o Nordeste brasileiro é um dos maiores traços da identidade do país.

Devido sua grande importância histórica, folclórica e cultura, a região tem uma data de celebração específica, o Dia do Nordestino, que é comemorado em 8 de outubro.

O Nordeste é a maior região em número de estados, sendo formado por Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Paraíba, Alagoas, Bahia e Ceará.

A data comemorativa e o Dia do Nordestino é uma homenagem ao cearense Antônio Gonçalves da Silva, poeta popular, compositor e cantor mais conhecido como Patativa do Assaré.

A oficialização da data aconteceu em 13 de julho de 2009, na cidade de São Paulo, com a lei nº 14.952.  Com exceção do próprio Nordeste, São Paulo é a região que comporta a maior população de nordestinos em todo o país.

Para quem está em Recife e deseja conhecer um pouco mais sobre a história, cultura e artesanatos típicos do Nordeste, existem dois ótimos lugares que merecem ser visitados, o Museu do Homem do Nordeste e o Museu Cais do Sertão.

Museu do Homem do Nordeste

O Museu do Homem do Nordeste foi fundado em 1979, com a junção de três outros museu: Museu de Arte Popular (1955-1978), Museu de Antropologia (1961-1978) e o Museu do Açúcar (1963-1978).

Em seu acervo, o local reúne objetos como peças típicas das casas das famílias dos senhores de engenhos, coleções de arte popular, objetos simples de uso cotidiano das tradicionais famílias da região, vestuários típicos, brinquedos populares, objetos indígenas, e várias outras peças que fazem parte da incrível diversidade cultural do Nordeste.

O Muhne é um local de memória social e de extrema riqueza para a formação educacional. O museu está localizado na Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte, Recife – PE.

Museu Cais do Sertão

O Museu Cais do Sertão foca na história e no acervo do povo sertanejo, mas também é um ótimo lugar para quem deseja conhecer mais sobre a cultura Nordestina.

Mais novo, inaugurado em 2014, o local apresenta uma exposição interativa e permanente sobre a cultura, e usa tecnologia de ponta para gerar uma imersão, criar experiências e aprendizados.

O Museu Cais do Sertão está localizado no Armazen 10, na Av. Alfredo Lisboa, s/n – Recife Antigo, Recife.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros