Conheça: Ilha de Itamaracá
Dona do nome de uma das capitanias hereditárias do Brasil, a ilha de Itamaracá já foi palco de disputas coloniais no século XVII – época que os invasores holandeses construíram o Forte Orange. Hoje, o local abriga um importante Centro de Preservação do Peixe-Boi-marinho e oferece aos turistas praias de águas calmas, piscinas naturais, coqueiros, recifes e bancos de areia. As praias da ilha também são procuradas para a realização de esportes náuticos.
A Ilha de Itamaracá fica no litoral do estado de Pernambuco e faz parte da Região Metropolitana do Recife, ficando a apenas 40km do centro da capital. O Local é separado do continente apenas pelo canal de Santa Cruz e no seu extremo sul encontra-se a encantadora ilhota conhecida como Coroa do Avião. Composta a partir de um banco de areia que se formou por força das correntes marinhas, o espaço abriga pequenas palhoças que servem comida regional, e a Estação de Estudos sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco. Para chegar lá você pode pegar um barco ou jangada e aproveitar para caminhar, petiscar e jogar conversa fora.
Com onze praias, Itamaracá oferece opções variadas. Algumas são movimentadas, como Quatro Cantos, Baixa Verde, Jaguaribe e Pilar – esta última é a mais badalada, e outras mais tranquilas, como as afastadas do Fortinho, do Sossego e Pontal da Ilha.
Depois de manter um contato com a natureza do local, um bom programa é se dirigir para Vila Velha, o ponto mais alto da ilha. O local foi fundado pelos portugueses em 1540, mas ainda guarda o seu casario colonial, ruínas da igreja do Rosário dos Pretos, belas vistas dos manguezais, rios e praias e a possibilidade de realização de trilhas.
Para degustar a gastronomia local indicamos provar as fritadas de siri e de camarão, o filé de agulha branca (que só existe no Nordeste), o caldinho de sururu. Para a sobremesa, aposte nas frutas como mangaba, manga e caju e nas apetitosas passas de caju, grande parte oferecidas na estrada de acesso à ilha.
E caso na sua estadia a noite seja de lua cheia, encerre o dia na praia de Jaguaribe, cenário de rodas de ciranda.
A Transfer Recife te leva até esse paraíso! Faça já o seu orçamento.