Setor da indústria em Pernambuco apresenta o melhor desempenho do país em 2020
Mesmo com queda no resultado dos últimos meses do ano passado, e com os impactos causados pela pandemia do coronavírus, o setor industrial de Pernambuco fechou 2020 com saldo positivo.
Em dezembro houve uma queda de 2,9%, em relação ao mês anterior, sendo a segunda queda consecutiva. Os números do fim de ano fizeram Pernambuco ficar em terceiro pior, entre 15 cidades do país que foram analisadas pelo IBGE, ficando atrás apenas do Amazonas (-3,7%) e Bahia (-4%).
Analisando o acumulado total do ano de 2020, o saldo foi positivo para o estado, apresentando crescimento de 3,7%, o maior do país.
Além de Pernambuco, apenas outros dois estados brasileiros tiveram saldo positivo: Rio de Janeiro (0,2%) e Goiás (0,1%),
Em nível nacional, os números apresentam uma queda de 4,5%. Os dados citados são referentes a Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE.
No setor industrial, a maior fabricação pernambucana ficou com produtos de borracha e de material plástico, com taxa de crescimento de 11,5%, e de fabricação de produtos alimentícios, com alta de 9,7%.
Segundo Cézar Andrade, economista da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), os setores apresentaram uma grande demanda durante a pandemia, principalmente do plástico, com a alta demanda do setor online, do delivery e do setor de alimentos.
No último mês, dezembro, em 2020 o estado de PE teve um desempenho positivo se comparado com o mesmo mês no ano de 2019.
No estado, 11 dos 12 setores de indústria apresentaram crescimento. Os destaques são a fabricação de equipamentos de transporte, com aumento de 125,3%, e setor de metalurgia, com alta de 10,2%. O aumento na porcentagem se deve ao retorno do funcionamento do Estaleiro Atlântico Sul.