Recomendações do Ministério da Saúde para fazer máscara caseira: Coronavírus
O Recife, assim como outras cidades, está adotando medidas e incentivando o isolamento social para conter o coronavírus. O ideal é sair de casa apenas se necessário.
Se precisar sair para atividades essenciais como ir ao mercado ou farmácia, o Ministério da Saúde recomenda o uso das máscaras de tecido por toda a população.
Confira as recomendações do Ministério da Saúde para fazer sua máscara caseira:
-
Uso individual
-
No mínimo duas camadas de tecido
-
Material mais recomendado: Tricoline, algodão (quando mais grosso e com trama fechada, melhor) ou TNT.
-
Confecção com medidas corretas: Devem cobrir bem toda a parte da boca, lateral do rosto e nariz. Sem espaços laterais.
-
Devem ser higienizadas de forma correta com água e sabão ou água sanitária.
-
Tempo máximo de uso indicado de duas horas.
É muito importante entender que as máscaras não podem ser compartilhadas. O uso deve ser individual e em uma família cada membro deve ter a sua.
O tempo máximo de uso indicado para máscaras caseiras de tecido é de duas horas. Após o período é preciso retirar corretamente e fazer a higienização adequada com água e sabão ou água sanitária. Após duas horas de uso é preciso trocar, pois a máscara úmida (devido a fala e respiração) não é indicada continuar usando.
Para uma melhor eficácia, é preciso que a máscara seja confeccionada com os tecidos adequados e com no mínimo duas camadas.
O uso da máscara é importante principalmente para não levar as mãos sujas ao rosto, boca e nariz, evitando assim contrair o vírus com o toque das mãos sujas. Lembrando também que é importante sempre lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%.
É importante usar máscaras sempre que precisar sair de casa. Todas as pessoas devem usar.
- Lembre-se: Para conter o avanço do vírus e evitar o colapso do sistema de saúde, a melhor medida é o isolamento social. Fique em casa. Saia apenas quando necessário para atividades essenciais.