Recife pode obrigar a apresentação do comprovante de vacina contra Covid-19 de viajantes
Para garantir a segurança das pessoas e nas viagens, Recife pode começar a obrigar a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19.
O Projeto de Lei foi apresentado na Câmara Muncipal do Recife – CMR, pela vereadora Andreza Romero (PP), e prevê a exigência do comprovante do do teste negativo para o coronavírus.
Os viajantes que chegarem através do Aeroporto Internacional dos Guararapes, ou através do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), podem precisar apresentar os documentos exigidos.
Devem constar o nome da pessoa, o nome do imunizante que foi aplicado na vacinação e as doses que foram aplicadas.
Já para o caso so teste, tipo RT-PCR, o mesmo deve ser realizado em até 72 horas antes do embarque.
Se aprovado, o Projeto de Lei destaca que a exigência perde a validade quando a OMS – Organização Mundial de Saúde, decretar o fim da pandemia do coronavírus, Covid-19.
Segundo a vereadora criadora do projeto, Andreza Romero, a proposta é barrar o crescimento da variante Delta no Recife e no estado de Pernambuco.
No município, o número dos registros da nova variante está crescendo, e o objetivo é impedir, como fez a Justiça do Ceará, que adotou medidas parecidas.
Mesmo com boa parte da população vacinada, os cuidados contra o vírus devem continuar. A população deve continuar utilizando máscara, principalmente em áreas fechadas, evitar aglomerações sem necessidade, e fazer a higienização das mãos com álcool e sabão.
Vale lembrar que mesmo uma pessoa vacinada com as duas doses da vacina, pode contrair e disseminar o vírus.
* Com informações do JC Online.