Recife ganha pinturas nas cores do arco-íris para comemorar 50 anos do Dia do Orgulho LGBT
Em homenagem aos 50 anos do Dia Internacional do Orgulho LGBT, várias ruas do Recife receberam pinturas com as cores do arco-íris.
A ação aconteceu no dia 28 de junho e contou com oito artistas que foram convidados pela prefeitura do Recife.
A pintura foi realizada no período da madrugada para não interferir no fluxo de veículos da cidade.
As artes foram feitas no cruzamento entre a Avenida Marquês de Olinda, a Ponte Maurício de Nassau, o Cais do Apolo e o Cais da Alfândega, em três faixas de retenção das faixas de pedestres.
Os artistas participantes foram Jeff Alan, Caju, Rafa Mattos, Manoel Quitério, Shell Osmo, Carlos André , Natália Queiroz e Heitor.
Segundo Ana Paula Vilaça, secretária municipal de Turismo, Esportes e Lazer, o bairro do Recife foi escolhido à ação por ser um local que apresenta grande circulação de pessoas e veículos.
O objetivo é fazer um marco, mostrar que o Recife abraça a causa, e fazer com que as pessoas vejam as artes com as cores arco-íris e lembrem que é importante ter respeito à diversidade.
História – Dia do Orgulho LGBT
O Dia Internacional do Orgulho LGBT começou a ser celebrado após uma invasão da polícia, em 1969, ao bar gay Stonewall Inn, localizado em Nova Iorque. A data ficou marcada por repressão e violência.
Após o ocorrido, vários manifestantes tomaram conta de várias cidades dos Estados Unidos em uma série de manifestações.
Desde então, a data de 28 de junho começou a ser relacionada e considerada um marco na luta pelos direitos civis da população LGBT do mundo inteiro.