Recife ganha novas áreas de urbanismo tático com cores da bandeira LGBT
A ação acontece através da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).
A inauguração, no dia 28 de junho, é em função do Dia Internacional de Orgulho LGBTI+.
A pintura da peça foi feita por representantes de organizações da sociedade civil do segmento LGBTI+, de forma orgânica e utilizando as cores da bandeira, como uma experiência diferenciada de vivência da cidade.
Os desenhos urbanos no Recife são feitos com pesquisa do território pela Prefeitura do Recife. As artes se adequam as configurações das ruas para melhorar principalmente o caminho para ciclistas e pedestres, que são os mais vulneráveis no trânsito, quando comparados com veículos de motores.
Devido a alta demanda de veículos e a grande necessidade de ampliar a área de pedestres, para diminuir o percurso de travessia, as peças de urbanismo tático serão implantadas na Rua das Ninfas, nas esquinas entre a Avenida Manoel Borba e Rua do Progresso.
Um total de 16 acidentes, sem vítimas, já aconteceram na área devido o grande fluxo.
O urbanismo tático está sendo usado no Recife como uma estratégia de redução de sinistros de trânsito, e ao todo já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, localizadas em mais de 30 áreas da cidade.
Segundo as notificações da CTTU, uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções foi verificada.
Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019, já no período do ano de 2019, apenas duas ocorrências.
Na Avenida Cruz Cabugá, um local muito movimentado da cidade, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período citado.
No mesmo período, na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas.