Recife deve ganhar ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães
Foi anunciada pela Prefeitura do Recife a licitação para as obras da Ciclovia da Avenida Agamenon Magalhães.
No total, a cidade deve apresentar 165 quilômetros conectados de rotas cicláveis no Recife. A nova ciclovia será de quatro quilômetros, e vai ligar as Zonas Norte e Sul da capital.
A coordenação será pela Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul), através da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU), e pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
O custo da construção da nova ciclovia será de R$ 6,7 milhões, com recursos do próprio município.
A previsão de conclusão dos serviços é de 10 meses. O edital de licitação para os trabalhos foi publicado na edição do Diário Oficial do Recife.
A ciclovia de quatro quilômetros será dividida em dois trechos. A primeira parte será unidirecional e segue pela Agamenon Magalhães, do cruzamento com a Rua Leopoldo Lins até as imediações do Hospital Português do Recife, com cada sentido margeando o canal da avenida.
A largura da ciclovia será de três metros no sentido único. Também vai contar com gradis para a divisão do fluxo com os pedestres quando houver sinais de trânsito, e guia de proteção entre a faixa de rolamento e a destinada às bicicletas.
Já a parte que segue do Hospital Português até o Cabanga, pelo Viaduto Capitão Temudo, será bidirecional (uma pista para os dois sentidos), com uma ciclovia totalmente segregada do trânsito de veículos automotores.
Também vai passar pela Ponte Paulo Guerra até a interseção com a ciclo da Via Mangue.
A parte da ciclovia no trecho do viaduto vai contar com uma solução definitiva também para os pedestres, que hoje contam com proteção de blocos de concreto.
A ciclovia da Agamenon vai ser alimentada também com outras rotas de ciclovias, como a Oliveira Lima, a Graça Araújo e a Joana Bezerra.