Recife deve começar a flexibilização de atividades em Junho
Segundo Geraldo Julio, prefeito do Recife, foi desenvolvido um plano de convivência com a pandemia que visa a flexibilização de algumas atividades.
O plano foi baseado em um estudo encomendado ao Porto Digital. O prefeito acredita que será possível iniciar uma flexibilização no Recife no mês de junho.
As atividades estudadas foram classificadas em grau de risco de contaminação, geração de renda e quantidade de empregos.
Maiores detalhes como datas e locais incluídos no plano ainda ainda serão divulgados.
O estudo que foi encomendado no início do mês de maio reuniu diversas informações sobre a economia local, sobre a pandemia, saúde da população do Recife e alguns dados relacionados ao funcionamento da cidade.
Segundo o prefeito Geraldo Julio, as decisões sobre a flexibilização serão científicas e baseadas nos dados apresentados. E entre os objetivos do plano de convivência que visa a abertura gradual de atividades e liberação de segmentos da economia, está a preservação da vida.
Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, informou que o risco de cada atividade econômica foi calculado, assim como o impacto que cada uma delas pode causar, e o risco dos espaços públicos.
Outros dados analisados foram o nível de emprego gerado por cada atividade, o salário dos trabalhadores e empregos informais. O protocolo de saúde também foi definido pelo fator de aglomeração.
Mesmo com as novidades, o prefeito ainda pede que a população evite sair de casa. Lembrando que o uso de máscara e distanciamento ainda é um fator obrigatório.
O plano para Pernambuco consiste em 11 semanas, aproximadamente três meses, de abertura gradual de todas as atividades, assim que os números de casos e a pandemia melhorar.