PIB de Pernambuco cresce 0,7% em relação com o trimestre anterior

O Produto Interno Bruto de Pernambuco (PIB/PE) apresentou crescimento de 0,7% no terceiro trimestre de 2021, se comparada ao período anterior.

O aumento, a preço de mercado, é positivo para o estado já que a a economia nacional registrou queda de – 0,1% no mesmo período comparativo.

Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe/Fidem.

Falando de valores correntes, a economia do estado agregou no terceiro trimestre um total de R$ 67,7 bilhões.

Para Sheilla Pincovsky, presidente da Agência Condepe/Fidem, é importante comparar os números neste momento de crise que foi causada pela pandemia, para analisar o cenário econômico em curto prazo.

Três grandes setores econômicos cooperaram para o comportamento do PIB/PE trimestral: serviços ( 0,7%), agropecuária (0,2%), e uma queda com relação à indústria (-3,4%), que foi afetada pela redução no refino do petróleo.

Em relação a 2020, na avaliação setorial do trimestre, foram registrados os principais destaques no  segmento da Agropecuária.

Lavouras temporárias (5,9%) cresceram com as produções de arroz, cebola, melão, cana de açúcar, tomate, batata doce e abacaxi.

Nas lavouras permanentes (1,9%), os destaques foram com o café, banana, manga, maracujá, uva, limão e coco-da-baía. Na pecuária, os bovinos, leite, ovos e aves apresentaram um índice de 5,9%.

Já a área de produção industrial, segundo o levantamento trimestral, mostra um decréscimo nos índices desta área, porém, segundo Maurílio Lima, diretor de Estudos e Pesquisas da Agência Condepe/Fidem, na estatística final do ano os índices devem ser positivos devido ao comportamento nos outros meses.

Na parte da indústria de transformação a queda no segmento contabiliza -12,1% puxada principalmente por produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-72,1%).

Os índices são positivos para os setores de  outros equipamentos de transporte: (45,5%) veículos automotores, reboques e carrocerias (19,9%), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos: (7,8%) celulose, papel e produtos de papel: (2,0%).

A área da construção civil ficou com 1,8%, com a distribuição e produção de eletricidade, água, gás, esgoto e limpeza urbana: 24,2%.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

    Serviços especiais em Recife

    • Assistência bilíngue

      Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
    • Transporte Executivo

      Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
    • Carros para Casamento

      Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

    Siga-nos no Facebook

    Alguns de nossos parceiros