Parque da Jaqueira

Parque-da-Jaqueira---CAPA

Foto: Henrique Pinto/Flickr

Ao viajar para Pernambuco, a maioria dos visitantes procura por suas praias e paisagens paradisíacas. Porto de Galinhas e Carneiros são pontos de visita obrigatórios com suas piscinas naturais, Olinda e suas ladeiras históricas também.

Na capital, passeios no Recife antigo, pelas lindas pontes que ligam diferentes partes da cidade umas das outras, também são obrigatórios. No entanto, existe muito mais para se ver e curtir na cidade, principalmente na parte mais urbana, do subúrbio. Na zona norte, dentro do bairro da Jaqueira, está um belo parque de nome idêntico.

O Parque da Jaqueira é um refúgio campestre no meio da cidade do Recife. É o terceiro maior da cidade, contando com área de cerca de 70 mil m². Inaugurado na década de 80 pelo até então prefeito da capital, Joaquim Francisco, o espaço carrega em si imenso valor histórico para o local, já que em seu terreno está construída a capela de Nossa Senhora das Barreiras.

A história do Parque da Jaqueira começou no século 18, quando naquele terreno que pertencia a um rico comerciante que morava na cidade, o Henrique Martins, funcionava um grande sítio. Na época, o dono mandou construir uma pequena capela, que está lá até hoje e é uma das mais marcantes construções do barroco português.

Após centenas de anos, o terreno se transformou em um campo de futebol e mais tarde, por causa da famosa capela, o famoso paisagista Burle Marx doou um projeto para o entorno do local. Na década de 70, o local estava abandonado e passou a receber uma feira local que mais lembrava um parque de diversões, recebendo visitantes da cidade toda. Impulsionado por essa ideia, 10 anos mais tarde, o prefeito da cidade resolveu transformar o parque no que vemos hoje.

O Parque da Jaqueira é um local muito agradável e seguro, na cidade do Recife. Destinado a atividades físicas e esportivas, o espaço traz pista de Cooper de 1000 metros, ciclovia com 1100 metros, pista de bicicross com 400 metros, além de patinação com 600 metros. No local existem três grandes espaços com brinquedos para crianças de variadas idades, com mesas e bancos para os pais ou responsáveis descansarem.

É muito arborizado, cheio de árvores frutíferas que dão mangas, pitangas e jacas, além de plantas ornamentais. Além da parte exclusiva para exercícios, o sítio histórico com a capela barroca e jardim de burle Marx estão conservados até hoje. Vale muito a pena fazer a visita.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros