Olinda reinicia o serviço de recolhimento de animais de médio e grande porte
No mês de setembro a Prefeitura de Olinda reiniciou o serviço de recolhimento de animais de médio e grande porte que se encontram abandonados irregularmente nas vias públicas da cidade.
A novidade é que o serviço agora tem um local próprio, que fica na zona rural do município, no bairro de Ouro Preto.
O Centro de Acolhimento Animal de Olinda conta com instalações capazes de oferecer alimentação, tratamento e conforto necessários, além de médicos veterinários e demais profissionais especializados.
Em outubro, a ação já apreendeu 18 cavalos, e até pouco mais da metade de novembro, oito cavalos. O trabalho de retirada inclui, além dos cavalos, os bois, vacas, jumentos e qualquer outro que esteja acomodado ou circulando nas ruas, praças avenidas demais áreas urbanas.
A circulação dos animais de grande porte abandonados nas vias públicas pode oferecer riscos para sua integridade, além de gerar ameaça de acidentes para pedestres e condutores de veículos.
Para acionar o serviço de acolhimento, é necessário entrar em contato por meio do número 3439-5535, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h.
No Centro de acolhimento o trabalho é realizado por uma veterinária, três cuidadores e um administrador.
Após o resgate do animal, ele passa por um banho, tratamento médico veterinário que contam com vacinas, vermicidas e tratamento de feridas, se necessário, além de receber uma alimentação com feno e ração.
Os responsáveis pelos animais recolhidos das vias públicas têm um prazo de até cinco dias para se dirigirem à Secretaria da Fazenda de Olinda, que fica localizada no bairro do Varadouro, para realizarem a solicitação de retirada do animal.
O procedimento inclui o pagamento de uma taxa, correspondente ao código tributário do município.
Os animais que não forem procurados serão cuidados e tratados e, após um cadastro, serão doados para instituições filantrópicas ou públicas.