O Mercado de São José, no Recife
O Mercado de São José foi inaugurado em setembro de 1875, com a típica arquitetura de ferro do século XIX. Fica localizado na Praça Dom Vital, bairro de São José, no Recife.
Provavelmente o projeto foi elaborado Victor Lenthier, engenheiro da casa, à época, e encomendado pela Câmara Municipal do Recife. A inspiração foi derivada do mercado público de Grenelle, em Paris.
O detalhamento foi realizado pelo engenheiro Louis Léger Vauthier, que também acompanhou a construção das estruturas de metal na França.
O Mercado de São José é um dos monumentos de Pernambuco tombado e reconhecido pelo Patrimônio Histórico.
Toda a construção do local levou mais de dois anos, e ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados. De frente, o mercado mede 48,88 m por por 75,44 m de profundidade.
Sua construção é formada por dois pavilhões com 377 compartimentos de diversos produtos. Pedras de peixe, barracas internas que vendem comidas e o tradicional caldo de cana, artesanatos feitos de barro, corda e palha e comércio de pescado podem ser encontrados no local.
O Mercado de São José é um polo de atração turística da cidade do Recife e do estado de Pernambuco. Também é um ponto forte no mercado de pescado, vendendo por semana, aproximadamente, 1,3 toneladas de peixe e 400 kg de crustáceos.
Durante todo o tempo, ao longo de mais de 125 anos de história e criação, o Mercado de São José sofreu várias reformas.
A primeira mudança aconteceu em 1906, levando dez meses. As venezianas de madeira e vidro foram substituídas por combogós de cimento em 1941. No ano de 1989, em novembro, um incêndio destruiu parte do mercado e de sua estrutura. Depois do fogo, a obra para reconstruir o local levou um ano, sendo reinaugurado em 12 de março de 1994. No ano de 1998, o mercado foi novamente restaurado.
Serviço:
Mercado de São José.
Local: Bairro de São José – Recife.
Horários: Segunda à sábado: 06h às 18h. Domingo: 6h às 12h.