Literatura de cordel é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro

literatura de cordel

Famosa em Pernambuco e no Nordeste, a Literatura de cordel recebeu no dia 19 de setembro o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, pelo Conselho Consultivo do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O reconhecimento veio através de uma unanimidade entre representantes da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e do Ministério da Cultura que estavam presentes em uma reunião que aconteceu no Rio de Janeiro.

Também conhecida apenas como cordel ou literatura popular em versos, a Literatura de Cordel é impressa em folhetos, coloridos ou não, e seu nome é inspirado na forma como esses folhetos tradicionalmente são expostos, pendurados em cordas ou barbantes. Outras características marcantes são as xilogravuras, usadas principalmente nas capas, e estrofes de seis, oito ou dez versos.

No estado de Pernambuco, a literatura de cordel ganha um bom destaque no Museu do Cordel Olegário Fernandes, localizado em Caruaru, em festivais populares, e em centros de artesanato espalhados por todo o estado.

Outro local que valoriza a literatura de cordel em Pernambuco é Academia Caruaruense de Literatura de Cordel – ACLC, que tem como principal objetivo promover o incentivo de novos cordelistas e valorização de poetas do passado. O local foi criado no ano de 2005.

Para quem gosta do gênero, o mês de novembro é especial, pois é o mês em que é comemorado o Dia da Literatura de Cordel.

História da literatura de cordel e a evolução no Brasil

A história do gênero tem início no Renascimento, onde foi iniciada as impressões dos relatos orais.

As impressões de folhetos brasileiros apresentavam características próprias e foram iniciadas na metade do século XIX. Alguns dos assuntos populares eram temas religiosos, episódios históricos, fatos do cotidiano e lendas.

Sem limitações em relação aos temas, qualquer assunto pode virar um cordel. Hoje, a literatura de cordel é considerada uma produção típica do Nordeste, em estados como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Paraíba.

Quer receber novidades e promoções por e-mail?Cadastre seu e-mail agora e receba gratuitamente as nossas newsletters.

Serviços especiais em Recife

  • Assistência bilíngue

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Transporte Executivo

    Contrate um tradutor para realização de translado ou passeios em Recife.
  • Carros para Casamento

    Locação de transporte para os noivos com carros de Luxo.

Siga-nos no Facebook

Alguns de nossos parceiros