Jardim Botânico do Recife tem espaço exclusivo para Palmeiras exóticas e nativas
No Jardim Botânico do Recife (JBR), local visitado por turistas e moradores da cidade, é possível encontrar jardins temáticos, como o Jardim das Palmeiras.
Criado há oito anos, o local foi feito como uma exposição permanente de algumas palmeiras que são exóticas, tem alto valor paisagístico e são nativas.
Visitar o Jardim Botânico do Recife é uma ótima opção de passeio para fazer com amigos ou com a família.
Hoje, é possível encontrar 33 unidades de palmeiras no local. Elas representam 19 espécies da família Arecaceae. Alguns exemplos são a Palmeira Triangular (Dypsis decary), a Palmeira Fênix (Phoenix roebelenii) e a Palmeira Garrafa (Hyophorbe lagenicaulis). Elas são ameaçadas de extinção e estão protegidas no local.
No grupo das espécies exóticas encontradas, algumas são originárias não só de países da América Latina, como também da Oceania, da Ásia e da África.
Deixar o local bonito não é o único valor das palmeiras. Elas também são importantes para o equilíbrio da Mata Atlântica, e fazem parte da cadeira alimentar de vários animais como mamíferos, roedores e aves.
Os bichinhos, através da dispersão Zoocórica, distribuem as sementes das palmeiras e ajudam a propagar a espécie no ecossistema.
O Jardim das Palmeiras necessita de cuidados especiais para manter tudo em ordem. Remover folhas secas e fazer um controle de pragas como pulgões e lagartas de borboletas e sempre necessário.
Em casos de necrose, por exemplo, é preciso avaliar a planta para adotar a melhor medida em cada caso, e garantir uma boa recuperação.
O Jardim das Palmeiras, no Jardim Botânico do Recife, e os demais espaços temáticos do local podem ser visitados de terça a domingo, das 09h às 15h.
O equipamento ambiental Jardim Botânico do Recife tem como compromisso seguir todos os protocolos de segurança no combate ao covid-19.
O uso de máscara é obrigatório e a entrada gratuita.