Hospital da Mulher do Recife inaugura usina solar fotovoltaica
Foi inaugurada a usina solar fotovoltaica do Hospital da Mulher do Recife, com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade e economizar recursos públicos.
A iniciativa foi feita pela Prefeitura do Recife e a Celpe, com apoio do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade).
Com a usina, e fonte renovável de energia, é possível gerar 40 GWh/mês, o que pode significar uma economia anual de aproximadamente R$ 240 mil à unidade municipal de saúde.
O sistema foi colocado na cobertura do Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha (HMR). O espaço tem 1.580m², e foram instalados 728 módulos de 440 kWp.
A iniciativa está atendendo uma solicitação do Programa Recife Cidade de Eficiência Energética, e foi desenvolvida pela gestão do município, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, com apoio do ICLEI.
A viabilização foi feita pela parceria com o Programa de Eficiência Energética da Celpe, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
O sistema de geração fotovoltaico instalado pela Celpe ajuda na preservação ambiental, já que reduz de forma anual sete mil toneladas de CO2, responsável pelo efeito estufa e, consequentemente, o aquecimento global. E também contribui economicamente com a manutenção do hospital.
Apenas com o impacto dos resíduos e gases que não serão liberados na atmosfera, é equivale ao plantio de quase 50 mil árvores no mesmo período.
O projeto foi uma iniciativa do programa desenvolvido no âmbito do LEDS Lab, do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade.
Além da cidade do Recife, também participam as cidades de Belo Horizonte, no Brasil, e Tópaga e Envigado, da Colômbia.
O Urban-LEDS II, é uma implementação feita pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, através de uma parceria com a ONU-Habitat e financiado pela Comissão Europeia.