Coronavírus: Infectologista de Olinda dá dicas de higiene para casa
De acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest, sete de cada dez brasileiros mudaram hábitos de limpeza e higiene devido o Coronavírus.
A mudança é necessária e é uma forma de evitar o contágio por contato de superfícies contaminadas.
Durante o período de isolamento e quarentena, passamos mais tempo dentro de casa, e os cuidados com o ambiente devem ser redobrados.
Segundo Gabriel Serrano, da rede de saúde de Olinda, a limpeza diária é necessária.
Para manter cubas, pias, paredes, chãos e outras superfícies grandes limpas, a água sanitária e os desinfetantes são ótimas opções.
Porém passar um pano com os produtos nos locais mencionados não deve ser o único cuidado com a casa. Outros pontos também merecem atenção.
É importante trocar os calçados quando chegar em casa, antes de entrar no resto do ambiente. Uma dica é criar uma área perto da porta ou portão para realizar a troca.
Manter um álcool 70% próximo também é importante para limpar as mãos, calçados e sacolas que chegam da rua, antes de entrar em casa.
Se sair de casa, é importante também trocar a roupa quando voltar. Tomar um banho e limpar tudo que chegou da rua.
Mesmo para ir até o portão ou portaria da casa, é bom ficar protegido com o uso da máscara.
Outra dica é sempre higienizar as embalagens de comidas, e se possível, escolher as que podem ser lavadas ou higienizadas mais facilmente.
Se, por exemplo, você precisar comprar uma caixa de ovos, e encontrar uma que é feita de papelão, e outra que está coberta de plástico, escolha a de plástico que será mais fácil de limpar.
Para fazer a limpeza de embalagens, utilize álcool líquido 70%, em gel, água e sabão, ou água sanitária.