Bairro do Recife Antigo
Originado a partir de um porto, hoje chamado de Porto do Recife, o Bairro do Recife surgiu no século XVI. No início, o bairro era chamado de Arrecife dos Navios, e não tinha nenhum planejamento para construções de casas, as ruas eram construídas de forma aleatória.
Somente em 1637, com a chegada do conde Maurício de Nassau, houve um planejamento. Em 1954, o Bairro do Recife já contava com mais de trezentos prédios, entre eles, a Casa da Câmara, a Igreja do Corpo Santo, a Cadeia e alguns Armazéns.
Em 1918, o Bairro do Recife passou por uma reformulação, onde a construção de novos prédios foi inspirada em edifícios de Paris, na França, naquela época modelo de modernidade. Em 1980, o bairro é deixado em segundo plano, pois foi iniciada a construção do Porto de Suape. Só na década de 90 que passou por uma nova restauração.
A partir de 2003, o Recife Antigo é alvo de diversas reformas conseqüentes de projetos da Prefeitura e do Governo do Estado, para manter e movimentar o bairro.
O Bairro do Recife, atualmente, é um dos principais pólos de carnaval. Como principais pontos de visitação turística, há o edifício em homenagem ao frevo, o Paço do Frevo que fica próximo a Praça do Arsenal. Há ainda, a Torre Malakoff, a Casa de Bonecos Gigantes, a Sinagoga Kahal Zur Israel, o Museu Cais do Sertão, o Centro de Artesanato de Pernambuco, o Shopping Paço Alfândega e os recém inaugurados Armazéns do Porto. As ruas mais conhecidas são a do Bom Jesus, palco da feira de artesanato que acontece todo domingo, e a Rua da Moeda, casa da famosa estátua do cantor Chico Science.