As qualidades de um bom guia de turismo
Quais são as principais atribuições que um bom guia de turismo deve ter?
Ser mediador – O guia deve sempre ser um bom mediador entre os turistas e o ambiente, demonstrando respeito pelo local, especialmente no contato do público com ele.
Ter um profundo conhecimento sobre a cultura local – Além de informar com embasamento e segurança os fatos, informações e curiosidades aos turistas, o bom guia entende com propriedade a cultura local em que está inserido e sabe como valorizá-la.
Passar bem as mensagens – Não basta apenas falar, é necessário saber se comunicar bem, com clareza e boa oratória. Essa é uma qualidade essencial para a compreensão do público.
Respeitar o ambiente – O guia de turismo tem funções que estão diretamente ligadas à preservação e sustentabilidade do ambiente em que está inserido.
Ter carisma – Deve também ter carisma e criatividade para cativar o grupo tanto em sua chegada, quanto na transmissão dos locais que serão visitados.
Ser um bom planejador – Outra qualidade que é imprescindível em um bom guia de turismo é adequar corretamente o que o local pode oferecer ao perfil e idade do grupo que o está visitando.