Aplicativo ajuda a monitorar pacientes com suspeita do coronavírus em Paulista
Pacientes de Paulista, no Grande Recife, com suspeita de ter o coronavírus podem ser monitorados com a ajuda de um aplicativo.
A Secretaria de Saúde do município anunciou o “Monitore Paulista Covid-19” como uma alternativa de canal de integração entre o paciente e os profissionais de saúde, para evitar que as pessoas saiam de casa durante a pandemia.
Em Pernambuco, até o dia 30 de março, 77 casos do Covid-19 foram confirmados no estado. Nenhum foi relatado na cidade do Paulista.
Para ter um atendimento no novo aplicativo, segundo a secretária municipal de Saúde, Fabiana Bernart, é necessário fazer um cadastro na plataforma, preenchendo um questionário. Após responder as perguntas, o sistema classifica de acordo com o risco e o paciente passa a ser monitorado diariamente. A Secretaria de Saúde entra em contato com o paciente.
A classificação acontece com as cores verde, amarela, laranja e vermelha, em ordem crescente de risco, e foi realizada com ajuda de uma equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Quem é classificado como verde passa a ser monitorado a distância. Diariamente o paciente responde um questionário e a equipe de monitoramento informa o que deve ser feito.
Se o quadro de saúde do paciente piorar, a secretaria aciona o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência [Samu] para direcionar a pessoa até um serviço de referência.
Para acessar o aplicativo é necessário baixar pelo site da Prefeitura de Paulista ou ao ser atendido em alguma unidade de saúde da cidade, onde o cadastro pode ser realizado. O sistema também disponibiliza o endereço das Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuídas no município.
Para o uso do aplicativo ser eficaz é necessário que a população faça o uso corretamente, informando de forma precisa e fiel os sintomas na hora do cadastro e questionários.